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Martha - Profª de Português,Espanhol,Memórias e Sexualidade. Raquel - Formada em Letras e pós-graduanda em Práticas e Vertentes do Ensino.

sábado, 20 de setembro de 2008

Tecnologias digitais no ensino - por Martha e Raquel

Uma revolução no ensino está em andamento bem diante dos nossos olhos. Até então, éramos obrigados a adotar as mesmas metodologias disponíveis; tínhamos acesso às mesmas informações, aos mesmos produtos e, conseqüentemente, tínhamos apenas um modelo a seguir. Com o grande desenvolvimento das tecnologias, deixamos de dispor apenas de uma matriz que servia a todos para adentrarmos na era da personalização digital, regida pela indústria da informação e do conhecimento.
A mudança é na maioria das vezes inevitável. Imaginamos o comportamento dos seres humanos na época em que o automóvel foi inventado. A humanidade teve de se adequar a uma série de fenômenos significativos. Aos poucos, surgiram as estradas asfaltadas e os subúrbios. A vida foi se tornando mais acelerada. A poluição tomou proporções inimagináveis e passamos a depender do petróleo. Com as novas tecnologias não será diferente. Milhares de pessoas hoje podem acessar qualquer informação, se relacionar com pessoas através do teclado e da web cam sem sair de casa. Qualquer pessoa, assim como fazemos neste momento, pode difundir suas idéias sem necessitar de uma editora ou espaço em um jornal. A literatura que nasceu na internet não passa mais somente pela questão financeira e sim pelo cultural e criativo. O papel impresso já não é o único meio de se fazer os textos chegarem até os leitores. Pudemos comprovar isso na visita que realizamos ao Itaú Cultural, sob o comando do professor de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas ao Ensino, Ênio. Na exposição, vimos que dentre tantos recursos digitais encantadores que podem ser adaptados ao ensino – como um programa interessantíssimo em que frases em outro idioma estão ligadas a símbolos.Funciona assim, quando tocamos os símbolos, ouvimos a leitura da frase e visualizamos sua escrita em português e no idioma original – ali estava um esboço do que serão os livros digitais.
Livros comuns que ao serem abertos, não inundavam nossos olhos com as palavras, mas sim nossos ouvidos com uma voz mansa e pausada que narrava tão conhecidos versos da Literatura – eis o novo cenário em que se propagará a leitura em nossas vidas, em nossas salas de aula. Vamos ainda mais além: imaginamos livros em que ao lado do texto integral de Machado de Assis, poderemos com apenas um toque na tela ter acesso à biografia do autor, características das personagens, aspectos importantes da obra entre outras informações que, atualmente, levantamos em pesquisas realizadas através de leituras ou da internet para complementação da leitura.
Entrevistamos o professor mestre em Cultura e Literatura Italiana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, Mauricio Hermínio de Camargo. Pedimos que falasse sobre a interdisciplinaridade que une a arte e as novas tecnologias:
"A arte, compreendida como representação da expressão humana, se comunica diretamente com as novas tecnologias, já que tanto a arte quanto a tecnologia concentram toda a diversidade do engenho e da fruição. A arte-educação se apropria de todo o contexto tecnológico ao compor um painel que envolve os elementos midiáticos à capacidade da arte de se utilizar das mais variadas formas de linguagem."
A EMEF Arthur Azevedo, localizada na cidade de São Paulo, tem trabalhado no novo processo de educação e deslocamento do conhecimento. Os alunos no laboratório de informática, criam histórias, desenhos e animação com os softwares educativos com figuras planas, paint e animação.
Acabam estudando a importância da arte, mesmo sem saberem, é um trabalho realizado de forma lúdica, da 1ª. a 4ª.s séries.
Os adolescentes, com a mediação da professora Denise Nakano e de alunos-monitores de informática, têm trabalhado a história da animação. Criam suas “animações”, usando a combinação de cores, tridimensionalidade e textos.
Com os programas Audacity e movie-maker, os alunos de 5ª. a 8ª.s séries produzem seus trabalhos.
Jogos educativos são usados de forma articulada com Matemática.
Este trabalho está integrado também com Artes, Português, História, Geografia e Ciências.
De acordo com o Caderno de Orientações para Tecnologias em Educação onde constam as orientações para a criação de desenhos no computador: "As artes visuais permitem a comunicação, e é uma das primeiras formas de linguagem utilizadas pela criança. O computador é um excelente recurso para o desenvolvimento dessa prática. Os alunos inspirados pelo olhar de um artista e utilizando sua técnica de criação, podem desenvolver habilidades, alfabetizando-se no código visual e enriquecendo suas produções."
Constatamos que esta escola não só reproduz, como também produz organizadamente conhecimento através das novas tecnologias digitais.
Caberá às escolas e aos professores se apropriarem das possibilidades das novas tecnologias criativamente, organizando, enriquecendo e redimensionalizando o ensino.

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